X Seminário Análise de Cenário em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 

IMG_0694Foi realizado na manhã desta quinta-feira (28), o X Seminário Análise de Cenário. Esta edição foi especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento tem como objetivo informar sobre o atual cenário do país e este mês mostrou histórias inspiradoras de mulheres que alcançaram destaque na sociedade através de muito trabalho e esforço. 

A vereadora, Zilda Maria da Silva, tinha como tema Mais Mulheres na Política. Ela falou de sua história e sua trajetória até chegar à política, suas dificuldades na infância e adolescência, o que teve que superar para chegar onde chegou. Hoje ela é a única vereadora de Varginha e realiza trabalhos sociais dentro e fora da Câmara Municipal, para ajudar pessoas necessitadas. Seus trabalhos estão voltados também para creches e escolas, meio ambiente, esporte, direitos das mulheres, entre tantos outros. 

Tânit Miranda C. Ferreira, pedagoga, veio com o tema Mães Empreendedoras. Ela colocou os filhos e família como o maior seu maior empreendimento. Trouxe uma reflexão sobre os dias atuais, a distância que existe nas famílias. Destacou a importância de se preocupar com os filhos, dar a devida atenção a eles, para não os perdê-los para drogas, bebidas, depressão, suicídio e muitos outros perigos do dia-a-dia. 

A escrivã de polícia, Mariane Vieira Passatutto, falou sobre Violência Contra a Mulher. Ela explicou sobre as leis existentes com objetivo de proteger a mulher. Ressaltou ainda a importância da Lei Maria da Penha. Mencionou sobre medidas protetivas e os tipos de violência, que são: físicas, psicológicas, sexual, patrimonial e moral. 

Kenya Pereira, empresária, encerrou falando sobre Mulher Empreendedora. Ela contou sua história, o início de sua loja e como foi a confecção e lançamento da primeira coleção. Logo a marca, que ficava em uma casa, foi crescendo e foi preciso alugar um ponto comercial. Ela falou também sobre a dificuldade enfrentada pela mulher em conciliar a casa, família e trabalho. E por fim deixou uma mensagem aos participantes: “Empreender é colocar em ação o que está no coração”.

Maryvone Mansur Biscaro, conselheira municipal em defesa dos direitos da mulher, falou sobre o seminário e destacou a importância da ACIV Mulher. “Gostei demais do Seminário, eu tenho 72 anos e hoje ouvi coisas interessantes, que me fizeram aprender bastante. O respeito com a mulher deve começar em casa, na família”, disse. Meryvone destacou ainda o importante trabalho realizado pela ACIV Mulher “Depois que a ACIV Mulher foi criada, a Associação passou a ter um papel preponderante na cidade, porque a mulher tem esse lado mais humano e acolhedor e com essa turma inovadora a ACIV exerce o papel da mulher ativa na sociedade. Eu já exerci várias funções, inclusive no comércio e sei da dificuldade de conciliar o trabalho e a família, apesar de algumas falhas eu consegui fazer isso”, finalizou. 

A ACIV Mulher vem realizando um excelente trabalho, representando as mulheres de Varginha. E eventos como este realizado pela ACIV, dando espaço para as mulheres, são importantes para fixar ainda mais os direitos das mulheres e enaltecer suas qualidades. 

O próximo seminário será realizado no mês de maio e em breve os temas serão divulgados.

 

Deixe uma resposta