VII Seminário Análise de Cenário destacou a indústria como agente transformador social e econômico

IMG_3755Aconteceu no dia 30 de agosto, o VII Seminário Análise de Cenário realizado pela ACIV. Foram abordados assuntos sobre o atual papel das empresas perante a sociedade, dados e estatísticas sobre o crescimento empresarial e os novos desafios do setor industrial na forma de se comunicar com as pessoas. O tema do seminário foi: A indústria e sua importância para a economia.

Os palestrantes presentes puderam expor seus pontos de vista em relação às indústrias e alertar para as mudanças, que estão desafiando empresários a reverem seus modelos de negócio. Viviane Genonadio, gerente de marketing do Moinho Sul Mineiro, falou sobre as mudanças na comunicação com a sociedade e destacou que a indústria tem papel fundamental na transformação social: “Através das ações que realizamos, conseguimos nos tornar cada vez mais conhecidos atraindo desta maneira muitos clientes, não apenas pelos produtos, mas pelas condições que oferecemos”. Ela falou também do papel da indústria para a sociedade. “É preciso entender também que a indústria não tem somente o papel de fazer produtos, mas de levar educação, conhecimento e cultura para a população”, disse.

Roger Rodrigues, coordenador dos cursos de engenharia de produção e mecânica do UNIS, ressaltou o papel fundamental da indústria na solução de questões sociais. “Quando observamos o cenário econômico de países desenvolvidos, podemos ver que a indústria teve um papel muito importante para que isso acontecesse. É preciso investir em tecnologia no nosso país.”

O presidente do Sinduscon Lagos e vice-presidente da FIEMG Regional Sul, Sebastião Rogério Teixeira, trouxe dados relevantes do setor industrial que são extremamente importantes na tomada de decisões da indústria. Ele também disse sobre a importância que as indústrias têm no setor econômico. “É uma cadeia onde um depende do outro. Não existe indústria se não houver o consumidor. Para ter o consumidor é preciso ter emprego, para que o consumidor possa consumir. Quando a indústria não produz, o comércio não vende a indústria demite e cria-se uma crise, portanto um depende do outro.”

Anderson Martins, presidente da ACIV disse que a conscientização é ferramenta fundamental para tomada de decisões: “A expectativa é que possamos ter acesso a informações importantes desse setor que traz emprego e renda para o Brasil. E aqui na ACIV, porque é a casa do empresário, o local ideal onde a gente pode abordar esses temas.”

Após as palestras, os participantes tiveram a oportunidade de realizar perguntas e esclarecer dúvidas em relação ao tema. O VII Seminário Análise de Cenário foi realizado no auditório da ACIV e contou com o apoio de Sindvar, SEBRAE, e Imagem Comunicação e Propaganda.