Seminário do Fórum da Agenda 21 discutiu questões ambientais de Varginha

Aconteceu dia 5 de abril, no auditório da Associação Comercial de Varginha o Seminário do Fórum da Agenda 21 local. O objetivo do encontro, que acontece desde 2005, é debater questões sociais, econômicas e ambientais do município, visando a busca do desenvolvimento sustentável de Varginha.

O seminário propõe também instruir e planejar ações que atendam a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. O prefeito de Varginha, Antônio Silva, o presidente da Câmara Municipal, Leonardo Ciacci, o presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins e o presidente da Agenda 21, Alencar de Souza, compuseram a mesa.

Aproximadamente 50 participantes, representantes de empresas, estudantes e autoridades estiveram presentes no fórum. O presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins, citou a importância da Agenda para discutir as questões ambientais de Varginha. Já o prefeito, Antônio Silva, destacou a relevância do aterro sanitário da cidade, mas reforçou o empenho de todos na coleta seletiva do município.

O presidente do Fórum da Agenda 21, Alencar de Souza, explicou os assuntos tratados no Seminário. Já o presidente da Câmara, Leonardo Ciacci, comentou sobre o envolvimento com as causas ambientais e a importância de tratar o assunto no município.

No início do seminário foi apresentado um vídeo destacando a importância da água. Posteriormente, deram-se início as palestras com Dr. Valentim Calenzani, que discorreu sobre o tema água – recurso em escassez. O segundo palestrante, Dr. José de Assis Pereira, é Sargento da Polícia Militar de Meio Ambiente. Ele falou sobre atividades empreendedoras e desenvolvimento sustentável.

Já a palestra sobre o relacionamento humano X tecnologia foi conduzida pelo professor da FACECA, Diego Henrique Pereira. E por fim, o arquiteto Otávio Gontijo encerrou as palestras com o assunto mobilidade das cidades contemporâneas. Ao final de cada palestra foi aberto espaço para as perguntas do público.

O vice-presidente do Fórum da Agenda 21, Acácio Ponciano Rodrigues, destacou a relevância do evento para a cidade. “A importância da Agenda 21 para Varginha é justamente as diretrizes que estamos apresentando a sociedade, com critério econômico, ambiental e social. Através desse Fórum visamos atrair a atenção das pessoas para esses projetos que serão desenvolvidos a partir da participação da sociedade”, disse.

 

Deixe uma resposta