Polícia Militar é homenageada na Festa do Empresário ACIV

IMG_5966Na noite do dia 8 de dezembro foi realizada pela Associação Comercial, a 1ª Festa do Empresário ACIV, no Clube de Varginha. Na ocasião foram prestadas homenagens à Polícia Militar de Varginha.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a história da PM em nossa cidade, órgão este que a ACIV tem o prazer de ter como parceiro.

Na década de 70, antes da criação do atual 24º BPM, existia um pequeno destacamento Policial Militar, denominado Contingente Policial, comandado por sargentos PMs e sediado ao lado da antiga cadeia pública.

Em 1987, Varginha inaugurou a 2ª Companhia PM, que posteriormente foi denominada 55ª Companhia PM. Em 1989, em decorrência das demandas operacionais, a 55ª Cia PM foi transformada em 55ª Cia PM Especial.

Em 1992, foi elevada à categoria de Companhia Independente PM (4ª Cia Ind), com autonomia plena, deixando de pertencer ao 8º Batalhão com sede em Lavras.

O atual Quartel foi inaugurado no dia 11 de janeiro de 1992 e denominou-se Taylor Carvalho Silva, homenageando um dos dois filhos do então prefeito Antônio Silva, morto acidentalmente. Em 26 de maio de 1993, foi extinta a 4ª Cia PM Independente e criado o 24º Batalhão da Polícia Militar. A definitiva instalação ocorreu, porém, no dia 28 de abril de 1995.

São 23 anos de trabalho incessante pela promoção da paz e garantia de direitos, acompanhando os passos vitoriosos de Varginha e região.

Além das atividades básicas conhecidas de patrulhamento e repressão criminal, a Polícia Militar em Varginha atua de forma competente e inovadora com outros portfólios de serviço, como: GEPAR, Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, PROERD, Patrulha Escolar e a Base Comunitária Móvel.

Atualmente o 24º Batalhão é comandado pelo Tenente Coronel PM Hudson Abner Pinto que ingressou na Polícia Militar em 01 de outubro de 1990 no Curso de Formação de Soldado.

Foi declarado Aspirante a Oficial em 11 de novembro de 1994. Promovido ao posto de 2º Tenente em 09 de junho de 1995 pelo critério de merecimento intelectual, 1º Tenente em 09 de junho de 1997 pelo critério de Antiguidade. Capitão em 25 de dezembro de 2000 – critério de merecimento. Major em 25 de dezembro de 2009 pelo critério de merecimento e Tenente-coronel em 25 de dezembro de 2013 por merecimento.

Foi condecorado com as medalhas de Mérito Militar (nos graus bronze e prata), medalha de Mérito Profissional, Medalha Alferes Tiradentes, Medalha Santos Dumont (grau bronze), Medalha Dom Pedro II do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Medalha do Mérito do Judiciário Militar, concedida pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais.

A ACIV tem a honra e agradece sempre por poder contar com essa parceria tão relevante, com esses profissionais indispensáveis à nossa sociedade.

Deixe uma resposta