IX Seminário Análise de Cenário acontece na próxima semana

SeminárioAcontece na próxima semana o primeiro seminário de 2019. O encontro que chega em sua 9ª edição tem como objetivo levar ao empresário de Varginha informações de qualidade sobre o atual cenário que o país vem atravessando, mostrando como diversos setores vem encarando este momento.

Com o tema “Para fazer a diferença em 2019”, foram convidados os palestrantes: Hélio Lemes, que falará sobre Inovação no Varejo; Gilmar Claret, sobre Liderança Empreendedora, Angélica Hodge, sobre Empreendedorismo Feminino e Rosana Carvalho, que fechará o seminário falando sobre Educação Empreendedora.

O IX Seminário Análise de Cenário acontece no dia 31 de janeiro, quinta-feira, das 9h às 11h, no auditório da ACIV. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas antecipadamente através do fone (35) 3219-3350.

Conheça um pouco sobre nossos palestrantes:

Hélio Lemes: Professor, pesquisador, escritor e palestrante nas áreas de inovação e tecnologia, com atuação em gestão de tecnologia nos setores público e privado. É professor da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha, coordenador do mestrado em Administração Pública, pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e leciona e é pesquisador na Escola Nacional de Administração Pública. Membro do ecossistema local de inovação do Sul de Minas Gerais. Membro atuante da ISOC – The Internet Society e da rede de inovação no setor público InovaGov. Chefe do Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais inteligentes no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal-MG.

Gilmar Claret: Empresário da área de educação, telecomunicações, cafeicultor, professor universitário e consultor para o desenvolvimento e gestão de organizações e pessoas. Formação: Engenheiro Mecânico pela PUC/MG, Belo Horizonte; Pós-graduação Strictu Sensu em Planejamento e Economia de Sistemas Educacionais pela Universidade de Bielefeld, Alemanha (em processo de obter o reconhecimento de mestrado pela UFMG); Pós-graduação em Cafeicultura, pela UFLA, Lavras, MG Entrepreneurial Coach’s Toolkit Program, pela Babson College, Boston/EUA. Entre seus principais trabalhos estão: Diretrizes Gerais para Planejamento da Solução Educacional Programa LIDER e todos os manuais e materiais didáticos necessários – 2010, Planejamento e Elaboração do Curso Empreendedorismo Rural, em cooperação com a MSI, para o PNUD/ONU, em Washington, EUA, Master Leader Trainer no Seminário Internacional de Empreendedorismo da UNCTAD/ONU realizado na Cidade do Panamá, Panamá, Palestrante do Encontro Interamericano de Empreendedorismo e Inovação da ONU realizado em Lima, Peru, entre outros.

Rosana Carvalho: É servidora pública há 28 anos, atualmente concursada como Psicopedagoga da rede municipal e exerce pelo segundo mandato a função de Secretária Municipal de Educação do município de Varginha/MG. Possui graduação em Geografia e Estudos Sociais pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações/MG e em História e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha/MG. É especializada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha/MG; em Psicopedagogia Clínica pela Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro; em Metodologia do Ensino e Educação Inclusiva pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá do Rio de Janeiro; Metodologia do Ensino-Aprendizagem da Geografia no Processo Educativo pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal/SP; Design Instrucional Virtual pela Universidade Federal de Itajubá; Inspeção Escolar pela Faculdade Internacional Signorelli; Gestão da Educação Municipal pela Universidade Federal de Uberlândia/MG; e é Mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações/MG.

Angélica Hogde: É jornalista e publicitária, também formada em Artes Cênicas pelo Palácio das Artes em Belo Horizonte. Em 20 anos de carreira na TV, Angélica já apresentou diversos programas na capital mineira e é uma das vozes mais requisitadas para comerciais de rádio e TV no estado. Como empresária, fundou e dirigiu a Supra Interativa (empresa especializada em tecnologia e marketing) e a Loja Me (e-commerce voltado para o segmento fitness). As duas empresas são atuantes até hoje. A frente do Mais Estilo, na Rede Mais / Record Tv, ela está no ar de segunda à sexta, as 14h15, para toda a região norte e sul de Minas e também para a Zona da Mata e Campo das vertentes.