ICCOM-Vga mostra crescimento do segundo para o terceiro trimestre.

WhatsApp Image 2018-10-02 at 08.54.54O Índice de Confiança do Comércio de Varginha – ICCOM Vga realizado pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Varginha, apresentou crescimento em comparação com o trimestre anterior. Neste trimestre o índice chegou a 90,75 pontos, contra 87,58 da pesquisa anterior.

A melhoria do cenário se deve às boas expectativas para o último trimestre do ano, pois o IC Futuro chegou a 103,33 pontos mostrando confiança do empresariado local. Os principais pontos positivos foram as vendas, o segmento empresarial e as contratações. Nos quesitos, vendas, a expectativa futura deu um salto de 16 pontos, contratações, 27 pontos e a confiança no segmento, 6 pontos. Os números refletem a preparação das empresas para o Natal, a melhor data comercial do ano.

Além do otimismo futuro, a percepção atual do empresário melhorou quanto às contratações. No segundo trimestre 12% das empresas contrataram, já no terceiro trimestre 21%. Este crescimento é um bom sinal, pois mostra um leve crescimento na confiança do empresário, quando as expectativas futuras são boas, o empresário está disposto a aumentar sua força de trabalho.

As vendas atuais também mostraram melhora, apesar de um crescimento tímido, de 3% em comparação com o trimestre anterior, é um sinal positivo de retomada do comércio.

O destaque negativo vai para a percepção quanto a economia nacional, mostrando alta desconfiança quanto aos rumos econômicos do país, refletindo o momento vivido em nossa nação.

O ICCOM está em sua terceira edição, proporcionando a cada trimestre uma visão mais ampla sobre o cenário municipal. Através de seus dados e análises o empresariado poderá planejar melhor suas ações. Para acesso ao relatório completo, basta acessar o site da ACIV: http://www.aciv.com.br/.

Deixe uma resposta