Foi realizado nesta quinta o IX Seminário Análise de Cenário

1Aconteceu nesta quinta (31), no auditório da ACIV, o IX Seminário Análise Cenário com o tema “Para fazer a diferença em 2019”. O encontro reuniu mais de 50 pessoas e teve como objetivo levar informações ao empresário sobre o atual cenário, na visão de quatro especialistas em áreas distintas.

Os palestrantes desta edição foram: Hélio Lemes, professor na área de inovação e tecnologia, Gilmar Claret, consultor do SEBRAE, Angélica Hodge, apresentadora de TV e Rosana Carvalho, secretária de Educação de Varginha.

O evento foi aberto com o palestrante Gilmar Claret, que falou sobre liderança e empreendedorismo. A melhor forma de ser um bom líder é mostrando credibilidade e inovação. Fazer mais com menos é o diferencial.

O segundo palestrante foi Hélio Lemes, que apresentou várias tecnologias que temos à disposição do comércio e empresas, mas que muitos nem sabem que existem ou sabem, mas pensam que a tecnologia é cara, mas na realidade, é possível encontrar tecnologias avançadas e de grandes resultados por preços baixos.

A gerente de projetos, Simone Ferrari, trabalha na área de tecnologia e participou pela primeira vez do seminário. “Eu sou da área de tecnologia há muitos anos e vejo que popularmente as pessoas ficam um pouco defensivas nesta área, acham que é algo muito caro, que é algo muito difícil, é algo muito inatingível e na realidade não é, basta a gente dar chance para o novo. Você tem que aprender coisas novas, o mercado está aberto à quem está aberto e quanto mais você se dedicar a abrir as possibilidades e aceitar o novo você vai estar sempre no mercado de uma maneira boa. Agora se você se fecha e acha que sempre deu certo porque sempre foi feito assim, não vai haver mudança e você não vai conseguir concorrer com as empresas novas, que pensam de uma maneira nova e tem muitas startups chegando, como uma empresa tradicional pode concorrer com uma startup? Ela tem que pensar de uma maneira ágil e eficaz”, disse Simone.

A secretária de educação, Rosana Carvalho, destacou a importância de se implantar aulas diferentes, aulas dinâmicas e sair das convencionais, pois isto cativa o aluno e é possível fazer projetos inovadores que vão despertar o interesse do estudante para o empreendedorismo, e isto deve começar desde cedo, nos primeiros anos de escola.

Angélica Hodge finalizou a palestra falando sobre o tema Empreendedorismo Feminino, destacando a luta das mulheres que escolhem este ramo. Para os homens é mais fácil, quando decidem empreender eles só decidem e vão. Agora as mulheres tem que pensar em mil e uma coisas antes de se jogar no negócio, e além de preocupar-se com o seu negócio ela ainda tem preocupações com a casa e a família.

“Apesar de ser homem eu gostei bastante da parte do empreendedorismo feminino com a Angélica, achei bem válido o que ela disse porque realmente acontece aquilo que foi falado, as mulheres na maioria das vezes empreendem por necessidade de ajudar em casa e as dificuldades que elas encontram no meio deste caminho são muitas. E apesar disto é interessante ver que hoje tem muitas mulheres empreendendo, fazendo muitos trabalhos bons e comandando grandes empresas, aqui na região tem exemplos disso. Achei bem interessante e gostei bastante do tema dela”, falou Alexandre Schulze, sócio da Riva Investimentos.

O Seminário Análise de Cenário é uma realização da Associação Comercial de Varginha. O próximo evento acontecerá no mês de março. Acompanhe toda programação através do site www.aciv.com.br.

Deixe uma resposta