Febre amarela: Acompanhe as dicas de prevenção

febre_amarelaA Associação Comercial de Varginha – ACIV em parceria com a Secretaria de Saúde iniciou a campanha de prevenção contra doenças nesse período de carnaval. A Febre amarela é uma das doenças que desde ano passado vem assustando todo o país, e uma das formas de prevenção é a vacina.

O Ministério da Saúde recomenda às pessoas que irão viajar para áreas de risco ou acampar, a importância tomar a vacina 10 dias antes, para que a imunização aconteça. Em Varginha, a dose da vacina é única. A pessoa que tomar estará imunizada para o resto da vida.

A vacina é contraindicada para gestantes, bebês com menos de 6 meses, incluindo mulheres que amamentam crianças até essa idade, alérgicos a ovo e imunodeprimidos por doenças como câncer e aids ou por tratamentos, como radioterapia. Pessoas com doenças autoimunes devem ser avaliadas antes de tomar a vacina.

Já para quem não pode tomar a vacina, a dica é o uso de repelentes, mosquiteiros e roupas de mangas compridas e claras, são métodos que ajudam a controlar a picada do mosquito.

A forma de infecção da doença é através dos mosquitos vetores e que possuem dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O transmissor da febre amarela urbana é o Aedes aegypti, causador de outras doenças famosas como a dengue, Chikungunya e Zica vírus. Vale ressaltar que impedir a proliferação do mosquito é uma maneira de evitar a doença. Então, evite água parada, mantenha a caixa d’água bem fechada e preencha com areia os pratinhos de plantas. A prevenção é o melhor remédio.

No Centro de Varginha a vacina está disponível na Policlínica Central na Rua Santa Catarina. Faltam 9 dias para começar o período de festas do carnaval, então fique atento à data de imunização da vacina.

Deixe uma resposta