ACIV fecha parceria com Unis para lançar cálculo de índice da cesta básica

O Centro Universitário do Sul de Minas- Unis fechou uma parceria com Associação Comercial de Varginha- ACIV para lançar o cálculo de índice de cesta básica. O presidente da entidade, Anderson de Souza Martins e o assessor de planejamento, Guilherme Vivaldi se reuniram com os representantes do Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação, CEPI.

Os professores Pedro Portugal, Fabrício Pelloso e Shedon Willian fazem parte do núcleo do CEPI. O índice será lançado mensalmente e terá apoio do Armazém Júnior que fará a pesquisa de campo. O objetivo é apurar a variação de preço. Posteriormente, será lançado o índice de inflação que irá abranger outros setores.

A ACIV auxiliará com os contatos das empresas para o levantamento de preços que compõe a cesta básica. O primeiro passo para montar o índice será construir o modelo matemático que vai ser usado na pesquisa. Os representantes do CEPI montarão o modelo com o apoio do assessor de planejamento da ACIV.

Com a pesquisa, os consumidores poderão avaliar a variação dos preços dos produtos presentes na cesta básica. Já o comerciante, terá mais uma informação para a tomada de decisões diante de investimentos. A ACIV também realizou o ICCOM-Vga (Índice de Confiança do Comércio de Varginha) que será lançado em março. As pesquisas são mais um auxílio para direcionar as metas do empresariado de Varginha.