ACIV divulga relatório do ICCOM 2019 referente ao 2º trimestre

1A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha, lançou o segundo relatório do Índice de Confiança do Comércio de Varginha (ICCOM 2019), este referente ao segundo trimestre deste ano. A pesquisa visa identificar o nível de confiança do empresário varginhense, em situação atual e futura. Para isto os quesitos investigados são: vendas, inadimplência, segmento empresarial, investimentos, contratações e economia nacional.

No segundo trimestre de 2019, o índice alcançou o patamar de 82,42 pontos, o que demonstra baixa confiança do empresário varginhense e uma queda em relação ao trimestre anterior, que havia apresentado 100,50 pontos. O motivo deste número se deve ao cenário atual, o empresariado não acredita em uma melhora neste momento, mas sim no cenário futuro que atingiu 96,33 pontos.

Olhando também para outros indicadores, como: ICOM da FGV, inflação, taxa de juros, saldo de empregos pelo CAGED e IC-CESUL índice de confiança do Conselho Empresarial do Sul de Minas, que é oriundo do ICCOM e aplicado a grandes negócios da região, pelo Grupo UNIS. Vemos que, o ICOM da FGV mantém-se negativo nos últimos meses de 2019. Já o IC-CESUL Varginha mostra estagnação, com queda na percepção atual. O IC-CESUL das cidades da região Mantiqueira e Zona da Mata, apresentam queda e estagnação respectivamente. O emprego no comércio está com saldo negativo, mas mostra saldos positivos nos demais setores. E os patamares de inflação e taxa SELIC se mantém baixos.

Ao empresário varginhense a recomendação é de cautela e de um repensar na gestão do seu negócio. A segurança financeira é importante para se manter num momento de crise, mas não suficiente para sair dela. Requer um repensar estratégico, não só interno, mas também em conjunto dentro de nossa cidade.

A ACIV vem procurando ajudar as empresas a mudarem este quadro, para isso vem realizando campanhas de prêmios, para incentivar as compras no comércio local. Bem como a capacitação e apoio estratégico ao empresariado, com treinamentos, palestras, reuniões e indicadores. Pois acreditamos que a única forma de melhorar os resultados, é unindo nossas forças.

O relatório completo pode ser baixado no site www.aciv.com.br na aba ICCOM Varginha.