ACIV destaca importância na participação do índice de confiança do comércio

40463954_1864888566932399_5275505207235575808_nComeça nessa segunda-feira, dia 03 de setembro, a terceira pesquisa do Índice de Confiança do Comércio de Varginha – ICCOM-VGA. Realizada trimestralmente, a apuração indica seis aspectos das empresas: vendas, inadimplência, expectativa sobre o segmento empresarial, investimentos, contratações e economia nacional. Com isso, empresários de Varginha contam com um suporte para analisar suas estratégias de vendas, investimentos e cenários econômicos. Para obter resultados mais eficientes, é necessária a participação do empresário nas pesquisas.

As respostas das perguntas servem como termômetro para entender a situação atual do comércio de Varginha. A partir dessa análise, é possível que o empresário possa guiar suas estratégias para os próximos meses, buscando maior assertividade nas suas decisões. Os números indicam como o empresário pode controlar suas ações dentro da empresa, realizar a manutenção do controle interno e buscar soluções inovadoras para driblar um dado econômico pessimista.

Por exemplo, na última pesquisa realizada, perguntado como o empresário percebe a economia nacional, 85% dos entrevistados consideraram ruim, enquanto 15% acreditaram estar normal e 0% boa. Porém, ao serem questionados como preveem a situação econômica para os próximos 3 meses, a expectativa é de 58% para ruim, 34% para normal e 8% esperam que a economia nacional esteja boa. Com base nesse comparativo, o empresário varginhense considerou a atual situação econômica do país como ruim, mas acreditam em uma melhora tímida nos próximos meses.

Esses e outros dados considerados na pesquisa são uma ferramenta importantíssima para o empresário na sua tomada de decisões em relação ao seu comércio. O assessor de planejamento da ACIV, Guilherme Vivaldi, professor universitário nas disciplinas de Economia, Estratégia, Marketing e Pesquisa de Mercado, destaca que a participação do empresário na pesquisa torna o índice mais abrangente, fortalecendo os dados do ICCOM – VGA.

Dúvidas sobre o índice e sobre o questionário podem ser enviadas para o e-mail: [email protected] Empresário, sua participação é muito importante, participe!