ICCOM-Vga aponta perspectiva de melhora na confiança do empresariado nos próximos meses

ICCOM-VGAA Associação Comercial de Varginha-ACIV divulgou nesta quarta-feira (28) o resultado do Índice de Confiança do Comércio de Varginha- ICCOM-Vga. O objetivo da pesquisa é mostrar o nível de confiança do empresariado da cidade no cenário atual e futuro.

O índice será realizado trimestralmente, criando assim um histórico sobre o humor e as expectativas do empresariado local. Segundo o presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins, é de fundamental importância termos um índice econômico municipal, assim os empresários podem compará-lo com os indicadores nacionais e estaduais, e planejar melhor seus negócios.

A metodologia inspirada na Fundação Getúlio Vargas, apresenta  três situações: confiança em baixa (abaixo de 100), estável (igual a 100) e confiança em alta (acima de 100).  O ICCOM-Vga foi realizado no mês de fevereiro em mais de 20 segmentos e atingiu o patamar de 92,92 e apurou que o empresariado está com baixa confiança. O relatório diz ainda que a influência para tanta desconfiança se deve a percepção sobre a economia nacional, quando 80% dos entrevistados acreditam estar ruim neste momento, mas a perspectiva é que a confiança aumente nos próximos três meses.

O otimismo está refletido na expectativa de melhoras nas vendas, contratações e principalmente na expectativa sobre o segmento empresarial. Este resultado vai de encontro com indicadores nacionais, que apontam uma recuperação econômica nos próximos meses.

O índice abordou 6 aspectos das empresas como: vendas, inadimplência, expectativa sobre o segmento empresarial, investimentos, contratações e economia nacional. A pesquisa apresenta também informações especificas em todos os aspectos apurados para auxiliar os associados na tomada de decisões nos negócios.

O questionário foi aplicado pela internet através do software Survey Monkey e também pela equipe da ACIV em estabelecimentos comerciais. Para receber o relatório completo e mais informações, o associado poderá fazer o download no site da ACIV através de uma senha de acesso que receberá por e-mail.