4º ICCOM realizado pela ACIV apontou confiança do empresário varginhense

INFLAÇÃO-1O Índice de Confiança do Comércio de Varginha (ICCOM), realizado pela Associação Comercial de Varginha apontou confiança do empresário, além de um crescimento em comparação com o trimestre anterior. No quarto trimestre de 2018 o índice alcançou 100,75 pontos, 10 a mais que o trimestre anterior. A confiança atual e futura tiveram aumentos comparado aos trimestres anteriores.

Os principais elementos que acarretaram o aumento na confiança foram a economia nacional para os próximos meses e a aposta na melhoria, do segmento empresarial. O que fez a confiança futura chegar a marca de 107,17 pontos.

Seguindo nesta linha de expectativa sobre o novo governo a confiança futura sobre a economia teve um grande salto, indo de 43 para 112 pontos, mostrando a confiança do empresário para o primeiro trimestre de 2019. Outro destaque é a percepção referente aos investimentos, que aumentou de 87 para 100 no cenário atual, apontando para maiores possibilidades de investimento no comércio local.

Com o fechamento do 4º ICCOM pode-se tirar conclusões sobre o comércio varginhense. Através do ICCOM foi possível identificar os pontos sazonais de maior impacto sobre o comércio local, demonstrando que o segundo semestre do ano de 2018 foi aquele movido por maiores esforços empresariais em contratações e de maiores demandas dos consumidores, refletidos em maiores vendas. Já os investimentos mostraram força no primeiro e quarto trimestre.

Lembrando que resultados acima de 100 pontos representa confiança e abaixo deste valor significa desconfiança. O relatório completo você encontra no site www.aciv.com.br.