História

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha – Aciv é uma entidade sem fins lucrativos que abrange pessoas físicas e jurídicas. Fundada no dia 6 de abril de 1924, a Aciv consolida-se como uma instituição de representação de classes atuante e referência na região, através do cumprimento de sua missão: “Gerar o fortalecimento, a integração, o desenvolvimento e a defesa da classe empresarial, em especial dos associados, através da orientação, representação, prestação de serviços e participação em atividades que promovam a inovação e a sustentabilidade”.

A história da Aciv tem início em 27 de março de 1924, quando comerciantes, preocupados com o desenvolvimento e crescimento comercial do município, formaram uma comissão que convidou os empresários interessados para discutir, em reunião, a criação, por meios legais e ao alcance geral, de uma associação que defendesse os interesses do comércio, indústria e lavoura.

Então, no dia 6 de abril do mesmo ano, nas dependências do Íris Cinema, representantes do comércio local participaram da reunião de fundação da Associação Comercial de Varginha, presidida pelo Dr. Matheus Nogueira de Acayaba, a convite do senhor Alberto de Moraes, um dos membros da comissão criada.